sábado, 17 de maio de 2008

A Integração do Novo Profissional à Empresa

Depois de um cuidadoso processo de seleção, o profissional escolhido finalmente começa a trabalhar na empresa, cercado de expectativas por todos os lados, Nos primeiros três meses, período em que ele vai "conhecer o terreno" e se familiarizar com o novo ambiente de trabalho, uma ferramenta ainda pouco utilizada pelos gestores pode facilitar e muito essa fase de adaptação. Trata-se do Projeto de Integração, uma espécie de planejamento estratégico dos primeiros noventa dias de trabalho do novo contratado. Um norte que irá definir o seu desafio na empresa, mapear as condições para alcançá-los e estabelecer as prioridades de trabalho, facilitando o seu desempenho e ajudando também o contratante na tarefa de avaliar de forma objetiva e consistente os primeiros resultados. "Facilitar a adaptação do novo profissional à empresa aumenta as chances de sucesso dessa contratação", avalia a consultora Isabela Gonçalves, da Ágilis tecnologia em RH.
O projeto de integração é importante porque deixa claro para o profissional o que a empresa espera dele nos três primeiros meses. "Quando o contratado começa na empresa sem um foco definido, ele encontra dificuldades para começar de fato a atuar e normalmente rende manos do que poderia", assinala Isabella.
Para que o projeto alcance os resultados pretendidos, ressalta a consultora, é fundamental que o gerente assegure as condições necessárias para que o novo profissional possa desempenhar com eficiência suas atribuições, dando suporte e subsídios para a realização das tarefas e dos desafios propostos. "Esse acordo de mão dupla é essencial para o sucesso da integração." Em alguns casos, o foco do projeto é fazer com que o profissional passe a conhecer o funcionamento de sua área, por meio de tarefas práticas e bastante objetivas.
Assim, um profissional da área financeira pode ter como desafio fazer fluxo de caixa, mapear os controles internos do setor ou estruturar sua equipe de trabalho. "Nessas situações, o projeto envolve atividades que o ajudam a se familiarizar com o funcionamento da empresa, ao mesmo tempo em que permitem ao empregador avaliar objetivamente o desempenho." O projeto de integração também evita que o profissional caia em uma armadilha bastante comum, querer fazer várias coisas ao mesmo tempo, na ansiedade de" mostrar trabalho", sem conhecer ainda a realidade da empresa. Sabendo exatamente o que a empresa espera dele e a que projetos se dedicar, ele tem mais tranqüilidade para mostrar sua capacidade e seu estilo de trabalho. "O profissional não fica à deriva e tem as condições necessárias para desempenhar seu trabalho da melhor maneira possível" diz a consultora.
Essa integração permite uma maior sintonia entre o que se espera do profissional e a sua atuação. Durante esse processo, é importante que sejam realizadas reuniões de acompanhamento, que podem acontecer em 15, 30, 60 e 90 dias, para que o contratante possa ir avaliando o desempenho do novo contratado e as condições de desenvolvimento de suas atividades, de modo a ir orientando e ajustando a rota. Poucas empresas têm consciência da importância dessa etapa na adaptação do novo profissional e dos ganhos que ela proporciona para os dois lados. "Na verdade, o ideal seria que esse projeto não durasse apenas três meses, mas fosse sempre renovado para que o profissional tivesse uma estratégia permanente de atuação", afirma Isabella. Extraído do site: notícia.truenet.com.br/desafio21

Nenhum comentário: