terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O MAL DO MUNDO MODERNO

A Revista VODÊ S/A em sua edição de nº. 113 de novembro de 2007 traz em sua coluna NOTAS o seguinte informe: O FIM DAS BAIAS.
A Intel vai acabar com as baias cinzas que faziam um design labirinto em pelo menos três de seus escritórios nos Estados Unidos. A empresa vai colocar nas suas unidades, mesas grandes capazes de acomodar vários usuários e seus computadores portáteis, escrivaninhas comunitárias e poltronas confortáveis como nas salas.
A idéia é tornar a equipe mais próxima, eliminar o tempo gasto com e-mails entre colegas e priorizar a conversa. Se pegar, o projeto deve chegar em breve no Brasil.
O projeto da Intel já chegou ao Brasil a muito tempo, é sabido que a economia brasileira é formada por 90% de micro e pequenas empresas e que em nosso país as empresas não tem a cultura de contratar administradores profissionais e com isso estamos todos correndo um serio risco de o projeto da Intel seja copiado e seja mal implantado, totalmente do seu contexto original.
Quando uma organização, seja ela qual for o seu porte, micro, pequena ou grande resolve contratar um gestor por achismo ou promover um de seus colaboradores sem as devidas qualificações a que o cargo requer como, ”por exemplo”, supervisor de área e etc. Em pouco tempo as distorções na administração logo aparece.
Aqui podemos citar: a falta de conhecimento do fluxograma de como funciona cada setor, a recusa em conhecer todos os seus colaboradores e quem faz o que dentro da empresa, a pressão exercida em seus colaboradores para que os mesmos trabalhem cada vez mais e não ultrapasse o horário de trabalho para não gerar horas extras, o controle da internet e do correio eletrônico, falta de autonomia e concentração de poder.
É comum encontrar-mos nas organizações advogados, contadores, engenheiros civis e de produção, arquitetos e geólogos exercendo a profissão de administrados por conveniência, mas essas distorções não foram corrigidas com a nova consolidação do Código Civil, ela foi apenas maquiada e não será corrigida tão cedo.
Eles podem até entender de “Legislação Trabalhista” que é uma competência essencial para os executivos brasileiros. “Lidar bem com tributos pode determinar a lucratividade da empresa ou o seu fracasso” diz Gilberto Guimarães, da BPI, consultoria internacional de Gestão de Pessoas. Em entrevista a Revista VOCÊ S/A.
A falta de uma administração holística nas organizações e o devido reconhecimento aos seus colaboradores mais dedicados é o grande mal do mundo moderno. Quando falo aqui em reconhecimento, eu não estou mim referindo especificamente a dinheiro como muitos pensam e, sim mandar um cartão com elogios pelo desempenho ou um e-mail para demonstra que a organização não os esqueceram e que mesmo de longe eles são o seu maior ativo.
Mas como diz Mano Brawn “no mundo moderno as pessoas não se falam; ao contrario, elas se calam, se pisam, se traem e se matam. Embaralham as cartas da inveja e da traição, copas, ouro e uma espada na mão; o que é bom é pra se e o que sobra é para os outros”.
Reflitam sobre isso.
Márcio que era de Aracaju, agora é de Maceió.