domingo, 20 de abril de 2008

LIDERANÇA, O NOVO PERFIL DO LIDER

LIDERANÇA, O PERFIL DO LÍDER.
Administrar hoje, é uma constante quebra de paradigmigas, desafiando as tradições teóricas estabelecidas. Precisamos fazer o presente e criar um futuro diferente. Estamos numa época onde o desafio é equilibrar as necessidades e os desejos pessoais e profissionais num ambiente de vida cada vez mais complexo.
Você entende que necessitamos mudar?
O líder com poder do cargo, é uma espécie em extinção. Ele tem que ter atitudes positivas, bom humor, integridade, espírito de equipe, criatividade, caráter, determinação, bondade e humildade.
O gestor, o líder e outros termos criados pela administração para definir o posto de gerente administrativo, financeiro, chefe imediato e encarregados sejam ele quem for. Essas pessoas não podem ficar o tempo todo sentado atrás de um birô ou em reuniões, elas tem que saber quem é a minha empresa, o que ela vende quem são os meus fornecedores, passar uma manhã em cada setor para saber como o mesmo funciona, a rotatividade de psaaoas e conhecer o fluxograma dos processos para ter uma visão mais clara do que é uma empresa em todo o seu contexto.
O perfil do líder começa a ser definido com a rotina que é o início de novas oportunidades; As crises são situações inevitáveis que devem ser enfrentadas com competência e discernimento; Para o líder todos os colaboradores estão fazendo tudo que seja necessário e as distinções existem apenas em virtude das competências distintas; Para o líder a comunicação é sinônimo de debate, pesquisa, troca e aculturamento mútuo. Os conflitos são debatidos, estudados e aproveitados como oportunidades para o crescimento mútuo; O líder tem capacidade de trabalhar em contexto de grupo, ajudar os outros a alcançar os objetivos, identificar oportunidades e capacidade de trabalhar idéias.
Uma equipe imbatível é composta por uma liderança compartilhada, pois a mesma é um processo continuo de escolhas que permite à empresa caminhar em direção a suas metas, apesar de todas as perturbações internas e externas têm que ser tomadas as decisões em grupo, por isso, a participação do colaborador é muito importante, começando com a confiança entre colaborador e empregador, seguindo os seguintes princípios:
O Respeito - manter as diferenças de acordo com suas crenças e credos religiosos, e origens culturais diferentes, temos sempre que falar "Eu respeito a sua opinião".
O Reconhecimento - mostrando o nosso reconhecimento as pessoas, é mostrar ao pessoal que de longe elas são o melhor altivo da empresa.
O alinhamento com o mesmo propósito começa com a formação de uma equipe transfuncional dentro da empresa e com base em pesquisas, formular a sua missão e esclarecer a sua visão aos seus colaboradores de forma que todos sejam conduzidos pela necessidade do cliente. “Quando se carrega 10 pessoas de uma mesma equipe nas costas é difícil de trabalhar, quanto mais gente nas costas, mais perto do chão é a visão, a visão de uma empresa é sempre para cima, o mais alto possível, isso significa gente apoiando outra”.
A orientação para o futuro no mundo conturbado de hoje, nos leva a repensar nas bases do sucesso de uma empresa são: ética e valores sólidos. Para que isso venha acontecer temos que ter fidelidade, ouvir para entender, tornando-se um valor agregado satisfazendo as necessidades do cliente, isto é muito importante. O aprendizado continuo é a grande chave para treinar pessoas, a empresa tem que apoiar o seu pessoal financeiramente em cursos de reciclagem, gerando assim um laço de lealdade dos empregados para com a organização, devolvendo assim o melhor produto e consequentemente o cliente satisfeito.
Com o foco no resultado criando um programa de metas atingíveis, colocando as metas por partes, não exigindo muito de si mesmo nem dos colaboradores, orientando-se sempre para o processo de crescimento tomando decisões com base em pesquisas separando assim a emoção das decisões. Criando uma boa comunicação entre os grupos que formam uma organização nos ajuda a sermos mais produtivos e a empresa progredir. Ser líder é um desafio porque está deixando de ser um atributo de experiência, de Q.Ie de competência técnica, para ser um atributo tão sustentável quanto a leveza do ser... Humano. "Alguns homens observam o mundo e se perguntam: “Poe que”? ”Outros homens observam o mundo se perguntão": “Por que não”?". George Bernad.
Dedicado a SAMIRA

Nenhum comentário: