sexta-feira, 12 de setembro de 2008

CONFLITO DE GERAÇÕES


Falando sobre conflitos de gerações, o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferencia citando quatro frases.

1) “Nossa juventude adora o luxo, é mal educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos, eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos seus pais e são simplesmente maus“.

2) “Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país, se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível, essa juventude que ai esta são chamados de filhos do silencio, porque perderam a capacidade de perguntar e questionar porquê?”.

3) “Nosso mundo antigo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais os seus pais, o final do mundo não pode estar muito longe!”.

4) “Essa juventude esta estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos, eles jamais serão como a juventude de antigamente, a juventude que brigava, que perguntava o que era certo e o que era errado. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura”.

Após ter as quatros citações, o Dr. Ronald Gibson ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases. Então, ele revelou a origem delas:

A primeira é Sócrates (470-399 a C.).

A segunda é de Hesíodo (720 a C.).

A terceira é de sacerdote do ano 2000 a C.

E a quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia e tem mais de 4000 mil anos de existência.

Conclusão:
O conflito de gerações é normal e a geração que está ascendendo sempre tenta diminuir as capacidades da geração que está sendo substituída.
Porém, toda Juventude tem o poder da transformação e deve usa-la para criar sociedades mais justas. Portanto cabe a Juventude de hoje ouvi a voz da experiência de ontem.

Nenhum comentário: