sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A CAPANHA "ADOTE UMA CANECA"

A Campanha “Adote Uma Caneca”
O meio Ambiente Não é Descartável

Uma das abordagens mais recorrentes no mundo empresarial da atualidade, diz respeito ao tema da sustentabilidade ambiental. Ou seja, o que “você” está fazendo para diminuir a possibilidade da catástrofe no planeta?

Partindo de observações e contato com os colaboradores desta empresa, pude constatar que a Campanha Adote Uma Caneca, A Natureza Não é Descartável criada por um ex-colaborador nosso que por aqui passou, não foi um sucesso total devido à forma de como ela foi abordada.

Muitos dos colaboradores com quem estive conversando, cerca de 20% se disseram constrangidos em usar a caneca porque a empresa não dispõe de um lugar especifico para que a mesma possa ser lavada. Outros receberam a caneca e ficaram insatisfeitos e afirmam que a empresa está regredindo, querendo obrigar aos seus colaboradores a usarem a caneca pendurada na cintura como na época de Lampião. O que não é verdade.

Outro fato que chama atenção, diz respeito aos motoristas, todos foram unânimes em afirmarem que não podem usar a caneca porque os mesmos não dispõe de um vestiário com armários individuais ou uma sala para que todos possam guardar os seus objetos pessoais. Ou simplesmente porque não colocar um armário para os motoristas próximo ao Setor de Transporte no corredor do almoxarifado?

Se o objetivo da Campanha “Adote Uma Caneca”, era tentar baixar o custo com a compra de copos descartáveis, ela não cumpriu o seu papel. Muitos dos colaboradores que aqui estão não vestem a camisa da empresa e não querem saber se a mesma consome por mês 15 mil unidades de copos descartáveis, só uma pequena minoria utiliza as canecas. Quero deixar claro, que não estou aqui para desmerecer ninguém e se juntar forças com todos os colaboradores, para que a empresa ande sempre para frente.

Nenhuma pesquisa científica nasce da noite para o dia, toda pesquisa nasce de observações, tentativas, erros e acertos, e por que não copiar boas idéias e aperfeiçoá-las? Ao contrário das asas dos pássaros, a Ciência nunca conseguirá alçar vôo, sem sustentar-se no esforço. Fatos, essa é a atmosfera do cientista. Sem eles nunca poderemos voar. Sem eles nossa teoria não passa de um esforço vazio. Portanto, o que temos que fazer é mudar o foco de atuação, sair das Canecas e atacar diretamente nos copos descartáveis.

O que proponho é criar um novo cartaz com uma nova campanha com o seguinte tema:
PEGUE E NÃO LARGUE!

Esses cartazes poderão ser afixados no quadro de aviso dos corredores, próximo aos bebedouros, nos banheiros se for necessário e no quadro de aviso da Redação. O problema não é usar a caneca, e sim como usar de forma racional os copos descartáveis?

PEGUE E NÃO LARGUE!

Adote um copo e passe o dia com ele.
Assim você evita desperdício e ajuda a preservar o meio-ambiente.

Adm. Márcio Gomes.

Qualidade é vivência, é prática, é atitude. É um processo lento e diário, pois as pessoas, às organizações, não mudam do dia para a noite. A qualidade exige um trabalho para a conscientização de todos, o que requer tempo.

A busca pela qualidade tornou-se fator de sobrevivência para as pessoas e para as organizações. Quebrar paradigmas, abandonar o velho, adotar o novo, repensar nas relações, inovar é imprescindível. Ninguém muda de uma hora para a outra.

Mudar de idéia ou de visão de mundo é tão complicado como mudar de residência. Somos treinados para nos apegar às informações, bens materiais, conceitos, experiências e ao poder. O problema não é ter consciência da mudança. A questão é: como vamos nos apropriar da mudança? SENTINDO-NOS PARTE DELA!

Outra forma de fazer parte dessa mudança e tentarmos baixar os custos com a aquisição dessas 15 mil unidades de copos descartáveis é colocar em prática a filosofia dos “5 s”.
Os 5 S é um processo que se consolidou no Japão a partir da década de 50 e significa Descarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem Mantida e, deriva de cinco palavras japonesas.

· SEIRI (Descarte)
· SEITON (Organização)
· SEISOU (Limpeza)
· SEIKETSU (Higiene)
· SHITSUKE (Ordem Mantida)

Colocando em prática os 5 s, a TV Sergipe poderia ter um retorno muito significativo, pois diariamente a empresa produz muito material descartável, esse material é quase que em sua totalidade doado, mas no presente momento está sendo descartado no lixo por conta do caminhão da TORRE, que deixou de recolher o material.

É sabido que a TV Sergipe produz diariamente quase que 400 kg (gramas) de latas de refrigerantes, papel e papelão e, quase 1 Kg de outros tipos de materiais como plásticos, ferro e resto de componentes em alumínio e cobre.

Já que o caminhão da EMPRESA TORRE não está mais recolhendo o material através da coleta seletiva, a empresa poderia através da implantação do 5S colocar em prática a coleta seletiva e no final do mês vender para a reciclagem.

Os avanços nas tecnologias de informática, de transporte e comunicação aumentam mais ainda a velocidade das mudanças. Neste ambiente globalizado, o diferencial competitivo – que estava na escala de produção e na dimensão das organizações – passa a ser a rapidez e a competência das mesmas em aprender, interagir e responder ao mercado.

Cada vez mais a participação consciente, criativa e motivada do colaborador, a sintonia com as necessidades explícitas e implícitas do cliente são vitais. O modelo de gestão que incorpora de maneira sistêmica e interdependente estas competências é a Gestão da Qualidade.

Adm. Márcio Gomes

Nenhum comentário: