domingo, 10 de maio de 2009

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER UM MUNDO MELHOR


A palavra ecologia deixou de ser um assunto restrito a entusiastas e cientistas. O tema muitas vezes visto como árduo no passado, agora ocupa as manchetes dos jornais e até as colunas sociais.
O que era chato ficou chique. Empresas, mídia, governos, bancos, astros de Hollywood e do Brasil passaram a descutir o tema com urgência para salvar o homem do aquecimento global e melhorar a qualidade de vida na terra. A noção de sustentabilidade, desenvolvimento que não compromete o futuro do planeta começa a ganhar as ruas.
A luta pela sustentabilidade em diversas frentes que vão da tecnologia à política começa a ganhar força. Mas em todas elas será preciso a mudança de hábitos pessoais. Um bom começo é praticar os “três erres”: reduzir, reutilizar e reciclar. É preciso fazer algo e, devemos fazer já.
Para começo de conversa, entenda por que é tão importante reduzir o consumo de três itens indispensáveis nos dias de hoje.
A água. Ela até cai do céu, mas é um recurso esgotável e raro em muitos lugares do mundo. Se em apenas cinco minutos, você escovar os dentes com a torneira aberta, 12 litros de água potável serão desperdiçados.
A energia elétrica. O consumo cada vez maior requer a construção de mais usinas hidrelétricas e mais florestas vão desaparecer para dar lugar a elas. Portanto o simples gesto de desligar as luzes dos ambientes quando estiverem vazios pode ajudar a evitar mais hidrelétricas.
Os combustíveis. A queima de combustíveis fósseis, como o óleo diesel e a gasolina, são os maiores responsáveis pela emissão de gases do aquecimento global. Segundo o urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lemer, “nas grandes cidades são produzidos 75% de todo CO2 jogado na atmosfera. Pense nisso antes de entrar num carro só para ir ao trabalho ou a padaria da esquina, o ideal seria criar a carona solidária e diminuir a emissão de gases poluentes.
Tem coisa mais grosseira que jogar lata ou outros objetos pela janela do carro? O castigo para essa atitude é garantido: os resíduos despejados nas ruas são arrastados pela chuva, entopem boeiros, chegam aos rios e represas, causando enchentes e prejudicando a qualidade da água que consumimos.
Outra coisa que não devemos esquecer é com relação ao papel, prefira ecoeficiente ou papel reciclado. A produção de ecoeficiente usa de maneira racional os recursos da natureza, tem como matéria-prima o eucalipto plantado para essa finalidade e colhido após sete anos. Para ficar com essa aparência enfrenta processo de branqueamento. O papel é feito da fibra de árvores manejadas de forma sustentável, evitando o impacto negativo no meio ambiente. Mas sinceramente não sei o porquê de uma resma de papel A4 ecoeficiente ou reciclado é mais cora 15% que a comum.
Vocês já repararam na quantidade de copos plásticos jogados no lixo no final do expediente? Mude isso, já que a campanha adote uma caneca não deu certo, traga de casa sua própria caneca ou uma garrafinha para água e será invejado pelos tolos.
A revolução industrial gerou uma riqueza nunca antes vista, mais também trouxe resultados nada agradáveis: o aumento da emissão de CO2 na atmosfera, diversos desastres ecológicos e o aquecimento global. Qualidade é vivência, é prática, é atitude. É um processo lento e diário, pois as pessoas, às organizações, não mudam do dia para a noite. A qualidade exige um trabalho para a conscientização de todos, o que requer tempo.
A busca pela qualidade tornou-se fator de sobrevivência para as pessoas e para as organizações. Quebrar paradigmas, abandonar o velho, adotar o novo, repensar nas relações, inovar é imprescindível. Ninguém muda de uma hora para a outra.
Mudar de idéia ou de visão de mundo é tão complicado como mudar de residência. Somos treinados para nos apegar às informações, bens materiais, conceitos, experiências e ao poder. O problema não é ter consciência da mudança. A questão é: como vamos nos apropriar da mudança? SENTINDO-NOS PARTE DELA!

Nenhum comentário: